Close Menu
Jornal GOJornal GO
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal GOJornal GO
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Jornal GOJornal GO
You are at:Início » Greve de motoristas de ônibus na Grande Goiânia ameaça paralisar transporte público a partir de sexta-feira
Brasil

Greve de motoristas de ônibus na Grande Goiânia ameaça paralisar transporte público a partir de sexta-feira

Willyam Bouborn SilvaBy Willyam Bouborn Silvajunho 25, 2025Nenhum comentário3 Mins Read1 Views

A categoria dos motoristas de ônibus da Grande Goiânia anunciou uma greve geral que deve começar às zero horas da próxima sexta-feira, dia 27 de junho. A decisão foi tomada em assembleia realizada no último domingo, após a rejeição da proposta patronal de reajuste salarial de 5,36%, considerada insuficiente pelos trabalhadores. A paralisação deve afetar todas as cidades da Região Metropolitana de Goiânia, causando transtornos significativos à população que depende do transporte coletivo diariamente.

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (Sindcoletivo) manifestou insatisfação com a proposta apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET). Segundo o Sindcoletivo, o reajuste oferecido representa apenas cerca de 0,5% de aumento real nos salários, sem contemplar as demandas dos motoristas por melhores condições de trabalho, valorização salarial e melhorias nos benefícios, especialmente em alimentação.

Em comunicado formal enviado ao presidente do SET, Adriano Rodrigues de Oliveira, o Sindcoletivo criticou a falta de avanços nas negociações e a resistência das empresas em apresentar uma proposta econômica que atenda às necessidades dos trabalhadores. Apesar da greve anunciada, o sindicato reafirmou sua disposição para retomar o diálogo desde que haja um compromisso das empresas em oferecer uma proposta justa e equilibrada para ambas as partes.

Por sua vez, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Goiânia e Região Metropolitana (SET) informou que tomou conhecimento do indicativo de greve pela imprensa e ressaltou o interesse em continuar as negociações para evitar a paralisação. O SET destacou que qualquer tipo de greve prejudica diretamente os usuários do transporte público, que dependem dos serviços diariamente para seus deslocamentos.

O SET lembrou que, nos últimos dois anos, concedeu ganhos reais significativos à categoria e que, mesmo em 2025, ano que enfrentou desafios relacionados a altos investimentos na renovação da frota, reforma de estações, terminais e pontos de parada, apresentou uma proposta de reajuste salarial acima da inflação. A entidade patronal reafirma que continua empenhada em buscar soluções para manter a qualidade do serviço e a satisfação dos trabalhadores.

Uma reunião de mediação está marcada para esta semana no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde representantes do Sindcoletivo e do SET devem tentar chegar a um acordo que evite a greve. A expectativa é de que o diálogo seja retomado com o objetivo de encontrar um consenso que atenda aos interesses dos trabalhadores e das empresas, garantindo o funcionamento do transporte público na Grande Goiânia.

A greve dos motoristas de ônibus na Grande Goiânia coloca em alerta usuários, autoridades e operadores do sistema de transporte, que se preparam para minimizar os impactos de uma possível paralisação. O cenário reforça a importância do diálogo e da negociação para assegurar direitos trabalhistas sem comprometer o serviço essencial prestado à população.

Enquanto isso, a população da Região Metropolitana de Goiânia acompanha de perto as negociações e se prepara para eventuais dificuldades nos deslocamentos, caso a greve seja efetivada. O caso destaca a relevância do transporte público para o funcionamento da cidade e a necessidade de equilíbrio entre a valorização dos profissionais e a manutenção do serviço para os usuários.

Autor: Willyam Bouborn Silva

Post Views: 26
Previous ArticleGoiás amplia inclusão social com bolsas profissionais para alunos das Escolas do Futuro
Next Article Frio surpreende Goiânia com temperaturas atípicas e mínima prevista de 13 graus
Willyam Bouborn Silva
Willyam Bouborn Silva
  • Website

Related Posts

Novas regras fortalecem inspeção e formalização da agroindústria em Goiás

junho 9, 2025

Impactos e desdobramentos da prisão do procurador da Assembleia Legislativa de Goiás em investigação policial

maio 21, 2025

Previsão do Tempo para Goiás em Maio: Frio Chega ao Estado e Espera-se Mudanças Climáticas

maio 6, 2025
Leave A Reply Cancel Reply

Jornal GO
Jornal GO

Jornal GO - [email protected]

NOTÍCIAS

Frio surpreende Goiânia com temperaturas atípicas e mínima prevista de 13 graus

Sustentabilidade e justiça social: aprendizados desde a infância

Avanços na identificação de malformações congênitas: garantindo um futuro mais saudável 

Mais populares

Presidente do TRE-GO reforça parceria com prefeito de Goiânia para fortalecimento da democracia local

junho 25, 20250 Views

Goiás amplia inclusão social com bolsas profissionais para alunos das Escolas do Futuro

junho 25, 20250 Views

As novas fronteiras da investigação: o futuro dos detetives particulares

agosto 9, 20242 Views
© 2025 Jornal GO - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.