Imagem meramente ilustrativa
Cachoeira de 96 metros no Cerrado é cartão-postal em Goiás.
Localizada no município de Baliza, a cerca de 418 km de Goiânia, o Salto Paraguassú é uma das principais paisagens naturais do estado. A cachoeira tem 96 metros de queda livre e fica escondida entre as árvores da região do Cerrado. Ao primeiro olhar, a vista pode parecer comum, mas logo se revela a imponência da queda-d’água.
A brisa formada pela água cria um arco-íris que torna o local ainda mais atrativo para os turistas e visitantes. O Salto Paraguassú é considerado um dos principais pontos turísticos do município de Baliza, sendo também a principal atração da região.
A cachoeira fica em uma propriedade particular, que oferece condições para acampamento e visita ao local. Segundo o administrador Denner Menezes Paraguassú, além da queda-d’água com 96 metros de altura, há também outras pequenas quedas d’água no topo das cachoeiras.
No topo do Salto Paraguassú existe uma trilha que leva ao local onde as águas se encontram. A subida demora em torno de 25 a 30 minutos e é recomendada a acompanhamento de um guia, pois apenas nessa parte da propriedade o acesso é permitido.
Além das quedas d’água no topo do Salto Paraguassú, também há várias cascatas que se encontram ao longo da trilha. O local oferece ainda a possibilidade de contemplar um poço profundo onde as águas são armazenadas antes de caírem na queda-d’água.
A região do Cerrado é conhecida por suas paisagens naturais, e o Salto Paraguassú não faz exceção. A cachoeira com 96 metros de altura em Baliza se torna um cartão-postal da região.