O calendário da soja no Rio Grande do Sul está sendo definido por janelas curtas de trabalho nesta safra 2026/2027. A frequência das chuvas mantém o solo com umidade elevada e dificulta a entrada de máquinas nas áreas rurais, reduzindo o tempo disponível para que os agricultores avancem com a semeadura. O cenário exige reorganização das atividades e acompanhamento constante das condições das lavouras.
Até 15 de outubro, a região de Santa Rosa havia semeado aproximadamente 6% da área projetada para a cultura. A estimativa regional é de 786.234 hectares. Enquanto aguardam períodos mais favoráveis, os produtores têm priorizado a dessecação das plantas de cobertura e o preparo das áreas que serão utilizadas no cultivo da soja.
Os dados fazem parte do informativo divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, com base no acompanhamento da Emater-RS/Ascar. O documento registra que as condições climáticas seguem limitando o ritmo dos trabalhos no campo.
Umidade reduz o acesso às áreas
O excesso de água interfere no plantio principalmente porque dificulta o trânsito dos equipamentos agrícolas. Com o solo úmido, as máquinas podem não conseguir acessar determinados talhões no momento planejado, o que reduz as janelas operacionais para a semeadura. Por isso, o avanço do cultivo depende da combinação entre a interrupção das chuvas e a recuperação das condições físicas das áreas.
Esse intervalo de espera também altera a ordem das tarefas dentro das propriedades. A dessecação das plantas de cobertura e o preparo das lavouras passam a ocupar o período em que o plantio não pode ser realizado. A estratégia permite manter as áreas em condições de receber as sementes quando houver umidade adequada e acesso suficiente para a operação mecanizada.
No conjunto do Rio Grande do Sul, a previsão é de cultivo de 6,645 milhões de hectares de soja na safra 2026/2027. A produtividade estimada é de 3.183 quilos por hectare. Esses números representam a expectativa estadual de área e rendimento, mas o desempenho efetivo dependerá da evolução do clima e da implantação das lavouras ao longo do ciclo.
Milho e arroz também sentem os efeitos
As dificuldades não estão restritas à soja. O milho alcançou 76% da área projetada, mas o desenvolvimento inicial das plantas foi prejudicado pela baixa luminosidade, pelas temperaturas amenas e pelo excesso de umidade. Esses fatores afetam o estabelecimento da cultura justamente em uma fase importante para a formação das lavouras.
No arroz irrigado, cerca de um terço da área prevista havia sido semeado até a data do levantamento. As regiões Central e Litoral apresentaram dificuldades relacionadas ao avanço dos trabalhos. A situação mostra que a umidade elevada e as chuvas frequentes vêm interferindo em diferentes calendários agrícolas do Estado, embora cada cultura tenha necessidades e períodos de manejo próprios.
O prognóstico climático e as recomendações para as culturas entre outubro e dezembro também foram reunidos pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Rio Grande do Sul (Copaaergs), em boletim publicado no Portal do Estado do Rio Grande do Sul. O material serve como referência para o planejamento das atividades agrícolas durante o período.
Próximos passos no campo
Com a semeadura ainda limitada em parte do território, os produtores precisam aproveitar os períodos em que o solo oferecer condições para o trabalho. A demora pode aumentar a necessidade de reorganizar operações, elevar custos e, em algumas situações, exigir a avaliação de ressemeadura caso o estabelecimento das plantas não ocorra de forma adequada.
Para o público rural, o principal ponto de atenção é acompanhar a evolução da umidade e a capacidade de suporte do solo antes de liberar a entrada das máquinas. O avanço da soja no Rio Grande do Sul dependerá, portanto, não apenas da chegada de dias sem chuva, mas também do tempo necessário para que as áreas voltem a permitir operações com segurança e eficiência.

