Como elucida o CEO da RM Rental, Romulo dos Santos Gonçalves, a blindagem de veículos é uma indústria em constante evolução, impulsionada pela necessidade crescente de segurança em um mundo cada vez mais instável. Com o avanço das ameaças urbanas, como assaltos e sequestros, e até mesmo riscos mais graves como ataques armados, a tecnologia de blindagem tem se desenvolvido para oferecer soluções mais eficazes, leves e duráveis.
Veja as principais evoluções nos materiais e tecnologias utilizadas na blindagem de carros.
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De tanques de guerra a carros-fortes: a história dos materiais de blindagem
Nas primeiras décadas do século XX, os carros blindados eram equipados com materiais pesados, como aço espesso, para proteger os ocupantes de disparos e explosões. Conforme Romulo dos Santos Gonçalves, esse tipo de proteção era amplamente utilizado em veículos militares durante as guerras, pois a prioridade era a segurança em cenários de batalha, e o peso extra não era uma preocupação tão grande.
Com o tempo, à medida que a demanda por veículos blindados se expandiu para o uso civil, como em carros para transporte de valores e para a proteção de personalidades importantes, surgiram novos desafios. O aumento de peso devido ao uso do aço tornava os carros mais lentos, difíceis de manobrar e consumiam muito combustível. Isso impulsionou a busca por alternativas que mantivessem o nível de proteção, mas com menos impacto no desempenho do veículo.
Nessa fase inicial, ainda predominava o uso de vidros convencionais, que não ofereciam proteção significativa contra disparos. Com o avanço da tecnologia, o desenvolvimento de vidros à prova de balas, compostos por várias camadas de vidro e polímeros, trouxe uma nova dimensão à blindagem, protegendo não apenas a carroceria, mas também os ocupantes de estilhaços de vidros quebrados durante ataques.
O futuro da segurança: avanço dos materiais leves na indústria de blindagem
Com o desenvolvimento de novas tecnologias na segunda metade do século XX, a indústria de blindagem passou por uma transformação significativa. Um dos principais avanços foi a introdução de materiais leves e compostos, como o kevlar e o polietileno balístico. Como comenta o CEO Romulo dos Santos Gonçalves, esses materiais são altamente resistentes a impactos e projéteis, mas com a vantagem de serem muito mais leves do que o aço, o que reduz o peso total do veículo sem comprometer a segurança.
O kevlar, por exemplo, é uma fibra sintética extremamente resistente, capaz de absorver grandes impactos e evitar a perfuração por balas. Ele é utilizado em várias camadas nas portas e painéis dos carros, formando uma barreira eficaz contra disparos de armas de fogo. O polietileno balístico, por sua vez, é um material à base de polímeros que também oferece excelente resistência balística, além de ser leve e flexível, o que facilita sua aplicação em áreas curvas ou de difícil acesso nos veículos.
Vidros à prova de balas: a evolução da tecnologia de blindagem
Além da evolução dos materiais, as tecnologias utilizadas no processo de blindagem também têm avançado significativamente. A aplicação de blindagem hoje envolve um trabalho minucioso e altamente tecnológico, utilizando software de modelagem para garantir que cada parte do veículo seja devidamente protegida. Isso inclui áreas que antes eram difíceis de blindar, como dobradiças, vãos entre portas e até o teto solar.
Por fim, uma inovação recente é a blindagem transparente, onde o vidro à prova de balas se torna mais leve e menos espesso, mas igualmente resistente. Como elucida o CEO da RM Rental Romulo dos Santos Gonçalves, isso foi possível graças ao desenvolvimento de vidros multicamadas mais finos, reforçados com camadas de policarbonato, que reduzem o peso do veículo e oferecem melhor visibilidade aos motoristas e ocupantes.